sábado, 24 de outubro de 2015

POR QUE OS NOMES DOS FURACÃO SÃO FEMININOS?

30b05-furacaoAntigamente, os furacões eram nomeados de acordo com o santo do dia na região em que eles se formaram na Terra. Depois, um sistema confuso de nomeação foi implementado com base nas posições de latitude e longitude da tempestade. Mas a ideia não pegou. Os nomes ficavam muito complicados e isso dificultava a comunicação entre as estações meteorológicas.

Em 1953, as tormentas passaram a ser denominadas com nomes femininos e fáceis de serem escritos e falados. Tudo para facilitar a troca de informações detalhadas sobre as tempestades. Muitas vezes, os meteorologistas homenageavam entes queridos do sexo feminino, dando seus nomes aos furacões.

Mas a partir de 1979, os nomes masculinos também começaram a ser utilizados e a escolha passou a ser feita através da votação de um comitê internacional.

Desde então, quando os ventos de um furacão atingem 62 km/h, eles são nomeados oficialmente pela WMO (Organização Meteorológica Mundial, na sigla em inglês). O batismo é feito de acordo com seis listas de 21 nomes, metade masculinos e metade femininos, um para cada letra do alfabeto - exceto Q, U, X, Y e Z, porque há poucas opções. DESAFIO: Cite nos comentários nomes com essas letras excluídas. 

As seis listas são mantidas em constante rotação. Por exemplo, a lista de nomes de 2008 será usada novamente em 2014 e assim por diante. Quando uma tormenta causa danos especialmente devastadores, é feita uma votação para que o seu nome seja banido para sempre e substituído por outro “inédito”, assim como o Katrina, em 2005. Desde que este sistema foi implantado, mais de 60 nomes já foram retirados da lista.

Fonte: MuitoInteressante

Comentário:

Acho que o próximo furacão devia chamar Dilma. Na verdade os nomes femininos ou masculinos são para facilitar a comunicação, assim facilitando a divulgação para as pessoas se prevenirem.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário