sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Halloween que nada, 31 de outubro é Dia do Saci

 

dia-do-saci

No próximo sábado (31/10), celebram-se mitos das culturas de dois países diferentes: Estados Unidos e Brasil. O famoso Halloween, é uma comemoração tipicamente norte-americana, que você já deve ter visto em filmes e programas de televisão. Em contraposição, foi criado o Dia do Saci, um dos mais tradicionais seres do nosso folclore.

Não é que seja errado participar do Halloween, mas devemos valorizar a nossa cultura, e não copiar a cultura de outro país. O Saci-Pererê tem muito mais a cara do Brasil.

Esqueça o Halloween, 31 de outubro, é Dia do Saci. Isso. Do saci. A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), que tem 1.100 integrantes.

Em algumas cidades brasileiras, a data é oficialmente dedicada ao Saci menino de uma perna só. Entre elas, Vitória (capital do Espírito Santo), Poços de Caldas e Uberaba (em Minas Gerais), Fortaleza e Independência (no Ceará) e municípios paulistas como São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes e Botucatu.

Comentário:

Vamos parar de copiar cultura de outros países. Vamos valorizar o que é nosso, o que é Brasileiro. Agora se for para copiar, vamos copiar coisas boas como o sistema político americano, a educação americana, principalmente a pena de morte.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha,com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário