segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alimentos Transgênicos

{BAF089BA-6A6D-4035-A0A5-D2E42184335C}_alimento transgenicoAtualmente é comum ouvir as expressões "alimento modificado geneticamente", e "transgênicos", que vêm causando muitas dúvidas, divergências de opiniões e gerando enormes polêmicas entre as comunidades científicas, órgãos governamentais e ambientalistas. É de grande importância que a sociedade conheça para adotar uma um posicionamento e decidir se devem ou não consumir estes alimentos modificados geneticamente.

Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos.

Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria.

Benefícios

  • Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
  • Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção.
  • Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.
  • Preservação: por meio destas modificações genéticas, pode-se estender a vida útil do alimento.

Malefícios

  • Saúde: os produtos podem produzir alergias em pessoas suscetíveis e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos.
  • Economia: do ponto de vista comercial, estes produtos são os preferidos pelos agricultores, gerando uma dependência das empresas multinacionais que os comercializam.
  • Conservação: causam contaminação genética irreversível. O aparecimento de organismos com maiores aptidões provoca o risco de extinção nas variedades endêmicas ou silvestres.
  • Culturais: as técnicas agrícolas milenares que conviviam de forma equilibrada com o meio ambiente são alteradas.

Símbolo-TransgênicoAtualmente encontramos diversos alimentos com matéria prima à base de transgênicos e desde 2003 existe no Brasil o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica.

A resistência das empresas foi grande, e muitas permaneceram sem identificar a presença de transgênicos em seus produtos. O Ministério Público Federal investigou e a justiça determinou que as empresas rotulassem seus produtos, o que começou a ser feito a partir de 2008.

Alimentos-Trangenicos

Baixe: Greenpeace - Manual Transgênico no Brasil (PDF)

Comentário:

O assunto alimentos transgênicos geram muitas dúvidas na questão de segurança, se faz bem à saúde ou não. O importante é sempre procurar conhecer para poder refletir sobre esta questão cada vez mais presente em nosso dia a dia. Na minha opinião tudo que é modificado geneticamente deve ser evitado, estas mudanças vão contra a mãe natureza. O diretor para segurança alimentícia da Organização Mundial da Saúde garante que  "A comida (transgênica) que está hoje no mercado foi estudada e é segura para o consumo" prefiro evitar pois quais serão as consequências daqui a alguns anos.

12

Nenhum comentário:

Postar um comentário