sábado, 27 de outubro de 2012

Mitos das baterias para notebooks

Muitas pessoas me perguntam sobre como utilizar melhor a bateria do seu notebook. Muita gente acredita que deve utilizar o notebook desconectado da tomada até a bateria se esgotar. Isso é um grande erro.
As baterias têm um número de cíclos de descarga completa (100%) que varia entre 300 e 500, ou seja: Cada vez que descarregamos a bateria em 100% ou a cada 4 descargas de 25%, 2 de 50%, etc, acabamos queimando um ciclo de vida. Na verdade quanto mais vezes houver descarga, menos tempo de vida a bateria terá. O correto é utilizar o notebook conectado à tomada o maior tempo possível e só utilizar a bateria quando realmente for necessário. Qualquer bateria perde mais ou menos 20% da sua capacidade a cada um ano, mesmo estando desconectadas e sem uso. Por isso, quando você for comprar uma bateria nova é bom olhar a data de fabricação da mesma. Se ela já tiver um ano de idade, mesmo nunca utilizada, já vai estar com 20% menos capacidade do que teria assim que foi produzida.

Na verdade, só é recomendado retirar a bateria do seu equipamento quando o mesmo precisar ficar desligado por um período muito longo. Neste caso, descarregue sua bateria até mais ou menos 50%, retire do equipamento e guarde para que este restante de carga seja perdida naturalmente. Esta descarga acontece porque as baterias modernas contém um chip que controla seus ciclos de carga e descarga e este chip interno consome uma pequena quantidade de carga mensalmente.

Existem alguns truques para aumentar a autonomia de sua bateria quando não houver jeito de ligar seu equipamento em uma tomada:

  • Diminua o brilho da tela sempre que possível.
  • Se não estiver utilizando, desative sua conexão de Rede Sem Fio
  • Se houver bluetooth no seu equipamento e você não precisa usar no momento, desligue sem dó.
  • Os dispositivos USB são grandes consumidores de energia, então, se não precisa usar, desconecte.Estas são algumas formas de você ganhar alguns minutos a mais na hora do "sufoco" com seu notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário