domingo, 29 de julho de 2012

Os 12 Maiores Brasileiro de Todos os Tempos

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos é baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade e no Brasil e promovido pela emissora SBT. Diversos países já apontaram os seus maiores representantes. Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile eCharles de Gaulle na França.

No Brasil foram mais de 1 milhão de votos únicos. Durante a apuração, foram aceitas apenas as indicações de brasileiros natos ou naturalizados que não fossem personagens de ficção.

Reprodução SBT/Arquivo

CONFIRA A LISTA DOS 12 MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS.

AYRTON SENNA
A linha de chegada! A trilha sonora inconfundível! E na mesma hora, surgia no cockpit a bandeira brasileira. Ayrton Senna ganhava mais uma corrida. Quando ele chegou à Fórmula 1, poucos tinham ouvido falar do garoto que ganhou tudo nas pistas inglesas. Mas, em poucas corridas, isso mudou. Por dez anos, os finais de semana dos brasileiros eram assim: aos sábados, a melhor volta, a pole position, e, aos domingos, muitas vezes, a vitória. Ele se tornou um ídolo pela sua coragem e ousadia.

CHICO XAVIER
Um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de milhões: Chico Xavier. Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, os elogios e as críticas. Durante toda a sua vida ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas. Muitos são os relatos de vidas transformadas através das suas palavras.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Desde quando era professor, Fernando Henrique Cardoso lutou pela melhoria do ensino público e pela modernização da universidade. Mais tarde, no Senado, participou da campanha das Diretas Já. Como Ministro da Fazenda, implantou o Plano Real. A reforma monetária e outras medidas drásticas surtiram efeito, estabilizando nossa economia. Presidente da República eleito e reeleito, durante seu governo várias políticas sociais favoreceram as camadas mais pobres.

GETÚLIO VARGAS
Um nacionalista. Um governante popular e populista. Um político que olhava para o povo brasileiro. Sua grande revolução foi na área trabalhista. Getúlio Vargas também investiu no desenvolvimento econômico. Ele foi polêmico e teve muitos inimigos poderosos. Mas, para o povo foi o político que deu direitos sociais para quem não tinha nada.

IRMÃ DULCE
Freira, venerável, beata, bem-aventurada. Anjo bom da Bahia. A doce Irmã Dulce. Para atender os doentes, ela não tinha medo de pedir ajuda a empresários e políticos poderosos, que se curvavam à obstinação da pequena freira. As Obras Sociais Irmã Dulce formam um dos maiores complexos de saúde do país, de portas sempre abertas para os mais necessitados. Ela já recebeu o título de Serva de Deus, o primeiro passo para a beatificação.

JUSCELINO KUBITSCHEK
Um estadista que enfrentou crises e soube se manter à frente da nação: o visionário presidente Juscelino Kubitschek. Em 1956, chegou à presidência com o slogan `Crescer cinquenta anos em cinco´. Ele queria transformar o Brasil em um país moderno e industrializado. Além de Brasília, a nova capital federal, JK ainda construiu hidrelétricas e estradas, incentivou a instalação de indústrias e a produção de bens em geral.

LUIS INÁCIO LULA DA SILVA
Líder sindical e popular. Presidente eleito com mais de 50 milhões de votos: Luiz Inácio Lula da Silva. O nordestino pobre que chegou a São Paulo fugindo da seca se tornou um grande líder sindical e político na década de 80. Em 2003, o que parecia impossível se tornou um fato incontestável: os brasileiros elegeram Lula o primeiro presidente operário do Brasil. Em oito anos de governo, os números impressionam. 15 milhões de novos empregos. Mais de 27 milhões de pessoas saíram da pobreza. O país cresceu!

OSCAR NIEMEYER
Antes de eternizar seu nome nos edifícios de Brasília, Oscar Niemeyer já tinha feito história na arquitetura. Ele participou da equipe que projetou o prédio da ONU em Nova Iorque, além de ter desenhado importantes marcos como o Conjunto da Pampulha em Belo Horizonte. Em 1956 assumiu o projeto que o tornaria o arquiteto mais conhecido e reconhecido do Brasil. Niemeyer ergueu Brasilia, a nossa capital federal, a cidade-monumento do Planalto Central.

PELÉ
O melhor jogador do século XX. O rei do futebol! Simplesmente, Pelé. O eterno camisa 10 brilhou no Santos, mas virou uma lenda viva com a seleção canarinho. Ele ajudou a ganhar três Mundiais e trouxe a Taça Jules Rimet definitivamente para o Brasil. Ele parou uma guerra na África. Ele se tornou um exemplo de como um atleta deve ser. Ele foi eleito por especialistas e pelo povo o Maior jogador de todos os tempos!

PRINCESA ISABEL
Ela nasceu no luxo e no conforto, entre rainhas e reis. Mas resolveu olhar para aqueles que sofriam nas senzalas: Princesa Isabel. Muito antes de assinar qualquer lei, ela promovia reuniões para arrecadar fundos para pagar pela alforria de escravos. Quando assinou a Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel foi avisada que aquele ato poderia custar o trono. Até o fim da sua vida, no exílio, a Princesa Isabel sempre chamou o Brasil de minha pátria.

SANTOS DUMONT
Ele ajudou a dar asas à humanidade! Um brasileiro que realizou o sonho de voar! Santos Dumont! Foi na França que ele estudou e desenvolveu seus equipamentos, mas Santos Dumont não esqueceu da sua terra natal. Seu primeiro balão recebeu o nome de Brasil. Seus inventos nunca foram patenteados. Assim, as inovações técnicas que ele realizou puderam ser estudadas e aperfeiçoadas por outros. O pioneiro da aviação queria que o céu fosse para todos.

TIRADENTES
Numa época em que o Brasil nem sonhava em ser uma grande nação, ele se tornou um herói. Tiradentes! Grande divulgador e orador da Inconfidência Mineira, quando o movimento foi delatado Tiradentes assumiu toda a culpa, inocentando seus 33 companheiros. Tiradentes foi o único inconfidente cuja sentença de morte foi cumprida. Ele subiu à forca e deu a vida por seus ideais.

Fonte: SBT / Fotos:Divulgação.

Comentário:

O SBT finalmente liberou a lista completa dos "Maiores Brasileiros de Todos os Tempos,  depois da tempestade que apareceu vários nomes que nem mereciam estar na lista do programa. Entre os 12 nomes alguns deviam ficar a quilômetros longe. Como exemplo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO no lugar dele devia ter aparecido o Betinho (Herbert José de Sousa) este sim foi um grande sociólogo.  LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA devia está bem longe da lista, criador do bolsa família do qual pagamos a conta. PELÉ que recusou reconhecer a filha e os netos que exemplo para estar na lista.

165

Um comentário:

  1. Na minha opinião o maior brasileiro de todos os tempos é o ASSALARIADO!

    ResponderExcluir