quinta-feira, 5 de julho de 2012

Internet 4G

Internet 4G

Quem está atento aos jornais e revistas de tecnologia já deve ter ouvido falar que a Anatel promoveu um leilão de licenças para as operadoras poderem oferecer ao consumidor a internet ultrarrápida, chamada de 4G ou de quarta geração. Pesquisei em algumas fontes e trouxe respostas às principais dúvidas sobre esse novo sistema. Fique atento.

Qual a utilidade da internet 4G?

Além da velocidade, que vai promover mudanças na forma como utilizamos a internet móvel e possibilitar a criação de novos serviços e aplicativos; eu diria que a democratização do acesso à Banda Larga vai sofrer um aumento considerável. Isso porque em muitas localidades onde o cabo não alcança, a internet 4G será a solução.

Será tão rápida assim?

Embora as operadoras ainda não tenham divulgado qual será a velocidade final, a tecnologia suporta até 100 Mbps (100 Megabits por segundo). A internet 3G alcança no máximo 1 Mbps. Mas isso é só na teoria. Nos Estados Unidos essa velocidade vai até 12 Mbps.

Eu sentirei mudança no meu dia a dia?

Sim. Será possível baixar filmes em alta definição em questão de minutos. Além disso, uma internet realmente rápida causa mudanças de comportamento e criação de serviços inovadores que a barreira da baixa velocidade impedia de prosperarem. Só para citar alguns exemplos: você poderá assistir a filmes por streaming sem travar, assim como músicas e videoconferências.

Terei que comprar outro aparelho?

Sim. Você só poderá assinar e utilizar um plano de internet 4G em aparelhos que tenham a mesma frequência do serviço no Brasil. Aparelhos 3G podem utilizar a rede HSPA+, que alcança até 5 Mbps. Importante: uma rede não vai acabar com a outra: os dois serviços vão coexistir.

Aparelhos comprados fora do país podem ser utilizados?

Não, pois a frequência utilizada em tablets e celulares comprados em países do exterior será compatível apenas com a internet 4G de lá. O raciocínio é o mesmo dos aparelhos compatíveis com 3G: você poderá acessar no máximo a rede HSPA+.

Quando a internet 4G vai chegar, afinal?

Toda a movimentação, aprovação e implantação está atrelada à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos. O governo estabeleceu prazos específicos, de acordo com a relevância da localidade para esses eventos. Assim, cidades sede da Copa do Mundo (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) terão Internet 4G já na Copa das Confederações, em abril de 2013. As sub-sedes da Copa (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Natal), até o final de 2014. As demais cidades com até 100 mil habitantes terão o serviço disponível até o final de 2016.

Fonte: Blog da Lu
Comentário:
Todo tipo de tecnologia que venha para o bem da humanidade é legal, agora se ainda a internet 3G não funciona corretamete, tem seu preço elevado fico imaginando o 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário