quarta-feira, 11 de maio de 2016

MEDO DE AVES? ENTÃO VOCÊ É ORNITOFÓBICO!

Ornitofobia é um tipo específico de fobia que consiste num medo anormal e irracional de aves, sejam elas de pequeno ou grande porte. Este nome tem origem no grego e ornito significa ave e fobia significa medo.
Este tipo de fobia é pouco comum e talvez derive da imagens aterrorizante de algumas aves predadoras. As pessoas com este tipo de fobia podem expressar variações, temendo apenas aves de grande porte tanto predadoras como águias, tanto necrófagas como abutres, ou também aves inofensivas e de pequeno porte como os periquitos.
As pessoas com ornitofobia têm medo de serem atacadas por aves ou sentirem-se muito incomodadas perto delas. Os sintomas da fobia são palpitações cardíacas, dificuldades em respirar, suor, nervosismo, comportamento anormal, medo de morrer e ataques de pânico e de ansiedade. Sem tratamento, e se o onitofóbico viver num lugar onde precisa conviver com aves, esta fobia pode tornar a sua vida limitada. O importante é estas pessoas aceitarem que têm um problema e procurarem ajuda psicológica e psiquiátrica para conseguirem controlar o seu medo por aves da melhor forma. Casos graves de ornitofobia podem manifestar-se como um medo mórbido mesmo de representações gráficas de aves como: cartazes, filmes, pinturas, fotografias, entre outros.
O filme Os Pássaros de Alfred Hitchcock é a expressão máxima desse tipo de medo, apesar dos temores no filme serem justificados já que os pássaros envolvidos realmente atacavam os humanos. Pessoas famosas como Lucille Ball, George W. Bush., David Beckham e Eminem, são alguns exemplos de ornitofóbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário