sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra

Untitled
Hoje é o Dia da Consciência Negra, lamento, e não compreendo, a data ser um feriado municipal somente em algumas cidades. Consciência Negra deveria, óbvio ser um feriado nacional! Mais do que lembrar e homenagear Zumbi dos Palmares (o que, por si só, já merecia a data comemorativa), a data deveria ser aproveitada, na minha opinião, para a reflexão da nossa miscigenada população brasileira como um todo.
Além do problema da desigualdade econômica e social há ainda a discriminação racial que ainda atinge a população afro-descendente brasileira, embora criminalizada pelas nossas leis de pós-democratização, ela permanece latente em determinados segmentos da sociedade brasileira.
Hoje, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data de luta, de reivindicações, de comemorar conquistas, de orgulho. Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. "Albert Einstein".
Conhecendo Zumbi dos Palmares
Detail_zumbiZumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado do Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e voltou para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Tornou-se líder da comunidade aos 25 anos, se destacando pela habilidade em planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade ficou totalmente destruída. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi denunciado por um antigo companheiro.
Em 20 de novembro de 1695, o líder negro foi capturado e morto, aos 40 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário