quarta-feira, 15 de julho de 2015

CUIDADOS AO SOLTAR PIPAS

pipaEmpinar pipa é uma brincadeira que muitos adoram principalmente agora no período de férias. Embora a atividade encante, é preciso alguns cuidados para a diversão não se tornar risco.

Sem orientação e lugar adequado, soltar pipa pode se transformar em perigo para a segurança e transtornos para a população. Além das perigosas descargas elétricas, quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como consequência a interrupção do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança.

Outro fator perigoso é a linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes). Em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha também pode romper o fio elétrico e, dessa forma, provocar o corte de energia elétrica, além da grande possibilidade de o fio atingir alguma pessoa, gerando um acidente de consequências trágicas.

QUANDO SURGIU A PIPA?

Acredita-se que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de 200 anos a.C. criada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial. Com o passar do tempo estas pipas logo que sugiram eram utilizadas para fins militares, tornaram-se uma arte popular aquele pais. Aos poucos, foram levadas para países vizinhos como Japão e Coréia.No Japão por volta do século XI relatos indicam que as pipas eram empregadas pelos militares para levar mensagens secretas para aliados. Nos países orientais, as pipas adquiriram um forte significado religioso e ritualístico, como atrativo de felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória, exemplo disso são pipas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante. No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia (Bahia), pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão).

SEGURANÇA

  • Solte pipas longe da rede elétrica e cercas eletrificadas, de preferência em espaços abertos como campo de futebol e praça, para evitar o risco de acidentes.
  • Evite soltar pipas nas áreas denominadas impróprias para tal brincadeira, como aeroportos e subestações.
  • Não empine papagaios na laje da casa e não tente resgatar a pipa em árvores ou subir em muros próximos aos fios da rede elétrica, pois qualquer distração poderá levar um choque elétrico ou cair.
  • Se sua pipa cair em áreas de subestações ou enrolar nas instalações elétricas, não se deve tentar resgata-lá, pois poderá ocorrer um grave acidente.
  • Fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas, pois nem sempre as linhas podem ser vistas.
    Jamais use cerol. Ele é proibido por lei.
  • Aos primeiros sinais de chuvas recolha sua a pipa. Ela funciona como condutor de energia.

COMENTÁRIO:

Soltar pipas pode ser uma ótima brincadeira mas pode acabar em tragédia se usar cerol ou linha chilena, pode acabar cortando alguém, tocar em um fio eléctrico e tomar um choque, seja responsável não transforme sua diversão em tragédia.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário