domingo, 1 de março de 2015

Virou moda plantar árvores para neutralizar as emissões de carbono

Virou moda plantar árvores para neutralizar as emissões de carbono e reduzir a culpa ambiental das empresas. Sempre que escutar a seguinte expressão “Neutralização de Carbono” fique esperto!!! Neutralizar as emissões de carbono (CO2) na atmosfera não resume a plantar árvores.

Isso é, a estratégia ideal que uma empresa deve adotar para causar menos impacto ao planeta, deve ser preventiva, reduzindo a emissão de gases e resíduos, e não corretiva, tentando neutralizar com plantação de milhares de árvores o que se consumiu e gerou sem culpa. Que adianta uma grande corporação que tem centenas de milhares de funcionários e fornecedores que fazem seu trabalho sem responsabilidade ambiental, sem pensar no lixo que está gerando, na água que está gastando, no uso excessivo de insumos, plantarem algumas árvores para ficarem ok com o meio ambiente (ou seria com o consumidor?).

Agora, o segundo motivo: plantar árvores NÃO vai neutralizar TODA a emissão da empresa de VÁRIOS anos em um único dia.

“Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese, para formar seu corpo. O problema é que as árvores levam muito tempo para absorver o CO2 que emitimos em um curto espaço de tempo.”

“Outra coisa que você deve saber é que existem três espécies de árvores que podem ser utilizadas na neutralização: as de crescimento lento (jatobá), as de crescimento médio (cumaru) e as de crescimento rápido (paineira).

Um real programa de neutralização de carbono para uma empresa não é simplesmente sair plantando árvore por aí, sem sequer saberem quanto de carbono emitem. É preciso contratar uma empresa especialista para calcular quanto de CO2 é emitido, e aí sim, fazer um plano de redução de emissões, redução de consumo de matérias primas, substituição de combustíveis fósseis por renováveis, aumento da eficiência energética dos processos, tratamento dos gases de processos industriais, diminuição do desmatamento, entre outras soluções. Vale lembrar também que o plantio de árvores não neutraliza a emissão de outros gases do efeito estufa, somente do CO2.

Fonte: Mundo Jovem

Comentário:

Plantando arvores não resolverá o problema de “imediato” mas é um começo uma forma de conscientização. Mas o mundo é assim mesmo é preciso acontecer antes para se tomar precauções depois!

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário