domingo, 15 de fevereiro de 2015

A história do brinde

vinho-brinde-alcool-alcoolização-450x338-okO ato de brindar ao consumir uma bebida festiva como o vinho é algo comum em nossos dias. Mas você já se perguntou qual é a história por trás do brinde? De onde vem esse costume difundido ao redor do mundo?

Alguns registros mostram que teria se originado na antiguidade, durante acordos de paz entre impérios, quando o mediador proclamava a conclusão da guerra e era o primeiro a tomar da taça demonstrando que estava livre de contaminação, além de boa vontade de ambas as partes. Os homens também festejavam êxitos de batalhas e dedicavam goles àsaúde de amigos.

Nessa época, o envenenamento era uma das formas mais fáceis para atingir um inimigo e nada melhor do que adulterar a sua bebida. Assim, por segurança, os anfitriões chocavam suas taças fortemente com as de seus convidados, fazendo com que os líquidos passassem de uma taça para a outra. Assim, se um dos drinques estivesse envenenado, ambos morreriam.

Outros vestígios desse mesmo período indicam que o brinde era uma forma de se desejarboa sorte, porque, devido às condições precárias de armazenamento e higiene dos alimentos, era comum que as pessoas acabassem intoxicadas. Daí vem o hábito de se desejar “saúde!”.

Fontes distintas ainda remontam aos gregos e fenícios que levantavam suas taças numaoferenda simbólica aos deuses. Os romanos adotaram um hábito semelhante, onde derramavam um pouco da bebida no chão. Hoje, em algumas partes do Brasil, este ritual se transformou no popular “dar um gole ao santo”.

Uma teoria mais poética, afirma que o ato de tilintar as taças teria iniciado com o deus grego do vinho Dionísio, acionando os nossos cinco sentidos e tornando a experiência sensorial da degustação completa.

Origem da palavra brinde

Quanto à origem da palavra brinde, algumas fontes dizem que sua origem etimológica seria alemã, vindo da expressão: “ich bring dir’s“, algo como “bebo por ti”, enquanto outras atribuem à cidade de Brindisi, bem ao sul da Itália.

Na Inglaterra, o “toast” (torrada) se popularizou e deriva do costume de colocar pão torrado no fundo de um cálice de vinho, onde este era bebido por todos até se chegar na torrada embebida.

O que falar na hora do brinde

Alemanha: Prost!
Brasil: Saúde! Tim-tim!
Espanha: Salud!
Estados Unidos e Inglaterra: Cheers!
França: Santé!
Grécia: Steniyasas!
Holanda: Proost!
Itália: Salute!
Suíça: Skäl (caveira). Derivado do costume viking de beber nos crânios dos inimigos mortos, transformados em canecas.

Seja para se prevenir de enfermidades, festejar vitórias, saudar divindades, ou nos dias de hoje, para celebrar conquistas e amizades, é fato que o brinde une pessoas, une taças e desejos de boas vibrações. Agora é a sua vez:  Olhos nos olhos, taças erguidas e saúde!

Fonte: Sommelierwine

Comentário:

“Beber sem brindar, sete anos sem trepar!”. Quem nunca ouviu esta saudosa pérola após servir os copos dos amigos? Lógico que este não é o real motivo para o brinde. O deus do vinho e da fertilidade teria criado a tradição para tornar mais completa a experiência sensorial de se embriagar com os camaradas. O brinde é um dos poucos, se não o único, ato de inter-relação social humano, onde se usa todos os sentidos. Com o brindar de duas taças de vinho você usa o TATO segurando a taça, a AUDIÇÃO ao ouvir as taças se chocando, a VISÃO ao observar o vinho, o OLFATO ao cheirar o vinho, e por fim o PALADAR ao se degustar no prazer. O tim tim é uma cultura quase universal que está presente no dia a dia de todo bom bebedor, e por isso: um brinde ao brinde.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário