sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coulrofobia: O temível medo de palhaços

palhaco_450Os palhaços são verdadeiras entidades personificadas por atores no mundo todo, comumente encontrados em circos, em grupos teatrais ou em outras reuniões cômicas, que têm a missão de levar alegria ao coração das pessoas. Os personagens são famosos por usarem vestimentas coloridas, geralmente de tamanhos muito exagerados, além de terem as faces maquiadas com tinta branca, sempre com as sobrancelhas e outros detalhes ressaltados.

Talvez a maior de todas as características da classe, a qual pode apontar de longe que estamos frente a um palhaço, seja o uso de um nariz vermelho. No entanto, as simpáticas personagens representadas pelo uso do rubro no centro da face podem causar em várias pessoas, um efeito muito adverso ao humor, que é o medo. Para ser mais exato, há crianças e mesmo adultos que carregam consigo verdadeiro pavor da figura circense.

Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia. Mesmo assim, é bom salientar que os portadores da fobia sofrem ataques de pânico ao deparar-se com algum indivíduo vestido de palhaço, "os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea.

Comentário: Que está figura nem chegue perto de mim. É estranho a reação quando você depara com uma cara pintada e um nariz vermelho.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário