terça-feira, 4 de março de 2014

Significado da Quarta-feira de Cinzas

quarta-feira-de-cinzas-para-facebookA quarta-feira de cinzas é o dia da abertura da quaresma, segundo a tradição Cristã. A cinza, maior simbolismo da data, é na crença a representação da efemeridade e fragilidade da vida e deve trazer ao coração dos fiéis sentimentos de reflexão e mudança de vida. A quarta-feira de cinzas sempre ocorre 46 dias antes da Quaresma e pode variar desde a primeira semana de fevereiro até a segunda semana de março, de acordo com a Páscoa.

A tradição Cristã é que nessa data, durante as missas, os fiéis sejam abençoados com cinzas, pelo padre que faz um sinal da cruz em duas testas. Para muitos o simbolismo e a mensagem passada pelas celebrações e os costumes da data levam ao arrependimento e a tentativa de aproximação a Deus através do perdão e da conciliação.

A quarta-feira de cinza é o primeiro dia da quaresma, ela é após o carnaval e antecede 40 dias ao dia da páscoa, essa data não é fixam, ou seja, todo ano essa data muda. A data é de acordo com a páscoa (que ocorre sempre após a primeira lua cheia do dia 21 de março). Assim conta-se 40 dias para trás e marca a quarta-feira de cinzas, assim como o carnaval.

As cinzas segundo passagens do antigo testamento servem como sinal de arrependimento aos pecadores. Nesse período durante a missa o padre marca a testa das pessoas com cinzas. Esse símbolo serve para pensar, refletir e se arrepender pelos pecados cometidos e lembrar que todos estamos sujeitos a morte e da grandeza de Deus.

Fonte: Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário