domingo, 3 de fevereiro de 2013

RENAN VOLTA AO SENADO

CONGRESSO RENANO Senado elegeu nesta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa. Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela terceira vez o comando do Legislativo - foi eleito pela primeira vez em fevereiro de 2005 e reconduzido em fevereiro de 2007.

Renan Calheiros retoma a Presidência da Casa após cinco anos. Absolvido pelo plenário, Renan continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.

A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal.  Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos "independentes", que não costumam seguir orientação partidária.

Renan vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado e do Congresso, tornando-se o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.

Caberá a ele comandar sessões de votação, definir as pautas do plenário do Senado e do Congresso, além de convocar votações extraordinárias e dar posse aos senadores.  No ano passado, em meio à pressão de parlamentares para derrubar o veto presidencial à Lei dos Royalties, o ministro Luiz Fux, do STF, determinou a votação cronológica dos mais de 3 mil vetos anteriores.

Além dos royalties do petróleo, estão na fila vetos ao projeto do novo Código Florestal, à lei que regulamenta os gastos em saúde e o que impediu o fim do fator previdenciário.

Ao discursar antes da eleição, Renan comentou discursos de outros senadores sobre ética e disse que "a ética é dever de todos" no Senado.

Comentário:

Bem a cara do Brasil! Não me importo, meu país vai sediar a Copa e as Olimpíadas! E o carnaval começa semana que vem! E ainda tem coragem de falar sobre ética, acredito que ele nem sabe o verdadeiro significado. 56 senadores amam Renan, 90% dos cidadãos brasileiros o odeiam. Por aí se vê que que os senadores vivem em uma cúpula de vidro, blindada, se lixando para o que pensam os eleitores. Tudo isso me lembra uma canção “SE GRITAR, PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO...”.

165

Nenhum comentário:

Postar um comentário