terça-feira, 26 de julho de 2016

26 DE JULHO – DIA DOS AVÓS

Para compreendermos a origem do dia dos avós, é necessário que nos remetamos à biografia de Jesus de Nazaré. O dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI houve por bem determinar o dia 26 como a data definitiva.
A despeito da adesão ou não à tradição dos santos católicos, bem como da inserção da figura dos avós de Jesus nessa tradição, a figura de Ana e Joaquim diz muito sobre o papel fundamental dos avós na estruturação de uma família, seja quais forem os problemas ou as felicidades que ela venha partilhar. Sabemos que, por vezes, os avós é que desempenham o papel de pais de seus netos; ou ainda são os avós que precisam dos cuidados dos netos em ocasiões em que são afetados por enfermidades ou algo semelhante.
Além disso, a figura dos avós revela aos jovens o seu próprio futuro, isto é, dá-lhes a imagem do que um dia serão. Nessa imagem deve ser vista a finalidade das ações que desempenhamos ao longo de nossa vida; devem também ser pesadas as medidas dessas ações. O ser idoso, em grande parte, é fonte de inspiração e de sabedoria. O dia dedicado aos avós constitui uma oportunidade para meditar sobre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre que caminhos traçaremos em nossa vida.

Fonte: Brasil Escola

terça-feira, 12 de julho de 2016

DICA DE FILME: O BOM DINOSSAURO

E se o asteroide que mudou para sempre a vida na Terra não tivesse atingido o planeta e os dinossauros nunca tivessem sido extintos, como seria a relação entre dinossauros e humanos? A Disney·Pixar leva você para uma aventura nada jurássica, onde a dupla de amigos improváveis, Arlo e Spot, irá vivenciar uma historia de ação e humor. Dirigido por Peter Sohn, "O Bom Dinossauro" surpreenderá o público de todas as idades, com sua originalidade e inovação.



Comentário:
Animação extremamente perfeita, prende não somente a crianças mas também adultos, de maneira lúdica mostra diversos valores, como: perseverança, companheirismo, humildade e principalmente ensina a respeitar as diferenças. Mesmo que não seja o melhor, pois na minha opinião o melhor até hoje é o clássicos "Procurando Nemo" que achei fantástico, isso não tira a força de "O Bom Dinossauro" Nota: 5.
Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

domingo, 3 de julho de 2016

DICA DE FILME: INDEPENDENCE DAY: O RESSURGIMENTO

Após o devastador ataque alienígena ocorrido em 1996, todas as nações da Terra se uniram para combater os extra-terrestres, caso eles retornassem. Para tanto são construídas bases na Lua e também em Saturno, que servem como monitoramento. Vinte anos depois, o revide enfim acontece e uma imensa nave, bem maior que as anteriores, chega à Terra. Para enfrentá-los, uma nova geração de pilotos liderada por Jake Morrison (Liam Hemsworth) é convocada pela presidente Landford (Sela Ward). Eles ainda recebem a ajuda de veteranos da primeira batalha, como o ex-presidente Whitmore (Bill Pullman), o cientista David Levinson (Jeff Goldblum) e seu pai Julius (Judd Hirsch).



Comentário:
Os atores são muito fracos, não expressam nenhuma emoção ou sentimento, o filme tem poucos efeitos, e os que tem são fracos, uma pena, pois esperava um filme muito bom e com grandes efeitos especiais. O trailer conseguiu ser melhor que o próprio filme. Uma pena, pois o primeiro filme foi muito melhor. Nota: 2,5
Albert Ap Guarnieri