quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FELIZ ANO NOVO.



Nossa mente se desenvolveu para viver no presente, o passado ficou para trás, o futuro é uma história que começa a ser escrito no momento que iniciamos uma ação, o ano que passou não podemos mudar, mas o novo ano que se anuncia pode ser o palco onde poderemos realizar todos os nossos sonhos, então, meu desejo para você é: Acredite em você e viva o presente para poder alegrar-se com as delícias do futuro.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015

Esse ano foi de fato desafiador. Desafios a cada dia foi o que não faltou. Paro e olho para os outros 11 meses tenho história para cada um deles. Particularmente a única coisa gostosa no final do ano é você ter esse tempo para fazer uma reflexão na sua vida e como foi esse ano que teve e que jamais vai voltar, pois o tempo é irreversível. É eu posso dizer que esse ano foi um dos pontos que pouco dei atenção àquelas famosas listas, tabelas que fazemos com o que queremos atingir. Simplesmente eu tinha um plano, mas havia outro e que não estava nada alinhado com o que estava ali no papel e tive que me adaptar entender e seguir em frente.

Meu blog atingiu 10 mil visitas. Vários países visitam o blog entre muitos destacam os seguintes países Estados Unidos, Alemanha, Polônia e muitos outros. Descobrir que nem sempre as pessoas são o que demonstram ser. Na verdade eu tenho o costume de idealizar as pessoas e me decepcionar profundamente depois. Aí é sempre uma surpresa desagradável.

Faltou muito pouco para atingir a meta, infelizmente não consegui. Foco na meta para 2016, objetivo vai ser maior. Preciso economizar mais ainda. E o troféu me mata de orgulho vai para meus pais, meus heróis, pensam que é fácil aguentar minhas crises de chatice.

Descobri que vou ser tio, minha irmã e seu marido estão gravidos. Em 2015 eu consegui ser menos pão duro que 2014. Acho que por isso não consegui alcançar as metas financeiras. Em 2016 vou trancar o cofrinho com vários cadeados. Eu tentei ser uma pessoa melhor, economizar o máximo enfrentar a vida, enfrentar alguns medos. Ainda não sei se consegui.

Meu melhor dia de 2015 foi 12 de Março onde  comemorei meu aniversário com a família e com amigos especiais. Agora meu pior dia foi o dia que minha avó paterna faleceu. Dia muito triste.

Em 2015 não comprei o objeto planejado, comprei coisas básicas de sobrevivência. Não comprei nenhum perfume caro, comprei um livro do Augusto Cury. Foquei em um relógio maravilhoso, porém desisti dele quando perguntei o preço. Minha música favorita é da cantora Ana Carolina.

Meu lugar preferido é o meu cantinho da reflexão. Aquele lugar que você senta, fecha os olhos e esquece o mundo. Meu Livros favorito de 2015 é "Depois de Auschwitz - o Emocionante Relato de Uma Jovem Que Sobreviveu ao Holocausto". Meu filme preferido foi "Missão Impossível - Nação Secreta (2015)", não foi o melhor, porém agradou. O programa de TV favorito é Vai que Cola, que é uma sitcom brasileiro produzido e exibido pelo canal Multishow, escrita por Leandro Soares e dirigida por César Rodrigues e João Fonseca, com a participação do melhor comediante da atualidade Paulo Gustavo.

Minha mensagem de começo de ano: Nossa mente se desenvolveu para viver no presente, o passado ficou para trás, o futuro é uma história que começa a ser escrito no momento que iniciamos uma ação, o ano que passou não podemos mudar, mas o novo ano que se anuncia pode ser o palco onde poderemos realizar todos os nossos sonhos, então, meu desejo para você é: Acredite em você e viva o presente para poder alegrar-se com as delícias do futuro.


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

E PARA NÓS, ONDE JESUS NASCEU?

Se em uma conversa perguntarmos a São Francisco de Assis onde Jesus Nasceu, ele responderá que nasceu no dia em que, na praça de Assis entregou a sua bolsa, suas roupas e até seu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Já se perguntarmos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá, Jesus nasceu naquele dia inesquecível, em que ele me pediu para tocar as chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Para João Batista se perguntar onde nasceu Jesus ele nos responderá: - Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto: “Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência”.
Agora pensemos um pouquinho: E para nós, quando Jesus nasceu? Pensemos mais um pouquinho, e se descobrirmos que ele não nasceu? Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz.

E se perguntarmos para nossa mãe Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá: Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor. 

Que Jesus nasça em nossos corações e que seja sempre Natal em nossas vidas, para que nunca nos falte a Esperança e a Alegria Cristã.


Feliz Natal!!!


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

ENTÃO É NATAL...


Oração de Natal
Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura  todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Jesus - Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Fica conosco, Senhor! 
Assim seja!

FELIZ E SANTO NATAL!!!
ALBERT AP GUARNIERI
aag@folha.com.br

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O PAPAI NOEL: ORIGEM E TRADIÇÃO

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

Fonte: Sua Pesquisa

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

COMO SURGIU A ÁRVORE DE NATAL

Príncipe Alberto e família junto à Árvore de Natal no palácio real britânico - (Natal de 1846)
O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal. Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza. Os romanos adornavam as árvores em honra de Saturno, que era o seu Deus da agricultura. No Egito era hábito, no solstício de Inverno, trazerem ramos verdes para dentro das suas casas, como forma de celebrarem a vitória da vida sobre a morte. Os druidas Celtas, em épocas festivas, decoravam os carvalhos com maçãs douradas.
Os primeiros registros da  adoção da árvore de Natal pelo cristianismo surgem do norte da Europa no começo do século XVI, embora tudo indique que por essa altura já era uma tradição vinda da época medieval, pois há registros de “Árvores de Natal” na Lituânia cerca do ano de 1510. No antigo calendário cristão, o dia 24 de Dezembro era dedicado a Adão e Eva e a sua  história costumava ser encenada nas igrejas. Como representação do paraíso era usada uma árvore carregada de frutos.
Os cristãos ganharam então o hábito de montarem essa alegoria em suas casas com árvores que, com o passar dos tempos, foram ficando cada vez mais decoradas: as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas simbolizando a luz de Cristo e as rosas em homenagem à Virgem Maria.
Durante os séculos XVII e XVIII este hábito tornou-se tão popular entre os povos germânicos, que estes atribuíram a criação da árvore de Natal ao seu congênere Martinus Luter, (Martinho Lutero em português), fundador do protestantismo. Reza a lenda germânica que Lutero ao passear durante uma noite limpa pela floresta, observou o efeito das estrelas no topo das árvores e trouxe essa imagem para a sua família na forma de uma árvore com uma estrela no topo e decorada com velas.

Mas foi só durante o século XIX que a árvore de Natal se começou a difundir pelo resto do mundo, muito graças à contribuição da monarquia britânica. O príncipe Alberto, o marido de origem alemã da rainha Vitória, montou uma Árvore de Natal no palácio real britânico. Foi então tirada uma fotografia da família real junto à árvore, fotografia essa que foi publicada na revista “Illustrated London News”, no Natal de 1846.
No entanto, como o uso de árvores adornadas tem origem pagã, a adoção da Árvore de Natal foi muito mais rápida nos países nórdicos e no mundo anglo-saxônico. Já nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal foi ganhando aceitação muito lentamente, pois a tradição de Natal eram os presépios, como única decoração da sua celebração.

Só a partir de meados do século XX é que a Árvore de Natal começou a ser mais aceite em Portugal, já que antes dessa altura era pouco popular nas cidades e completamente ignorada nas zonas rurais. Mas o tempo não parou e o costume começou a enraizar-se ao ponto de, atualmente, já fazer parte da tradição natalícia portuguesa.

domingo, 20 de dezembro de 2015

O PRIMEIRO PRESÉPIO FOI DE SÃO FRANCISCO

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A idéia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas a palavra é usada com freqüência para indicar o próprio estábulo. Jesus ao nascer foi reclinado em um presépio que provavelmente seria urna manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas naturais da Palestina, utilizadas para recolher animais. Outra versão é que o presépio de Jesus era feito de barro, aproveitando-se uma saliência da rocha e adaptando-a para tal finalidade. Esta é, sem dúvida, a versão mais aceita.

O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar. Nesse cenário ocorreu a missa da meia-noite, na qual o próprio santo com a vestimenta de diácono cantou o Evangelho juntamente com o povo simples e pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.

Conta-se que naquela noite especial, enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1229 por Tommaso da Celano, biógrafo de São Francisco de Assis. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.

No Brasil, em muitos estados do Nordeste, até hoje a montagem dos presépios é acompanhada de danças e festejos conhecidos como Pastorinhas, versões brasileiras dos autos de Natal, que eram encenações do nascimento de Jesus típicas de algumas regiões da Europa, como a Provença, na França.

Fonte: Catequisar