domingo, 22 de novembro de 2015

Dica de Filme: Quarteto Fantástico “2015”

quarteto_oFlXqwBDez anos após Quarteto Fantástico e oito após Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, os super-heróis criados por Stan Lee e Jack Kirby voltam às telonas numa versão remodelada.
Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell).
Comentário:
Um script ruim, direção sem foco, edição e efeitos especiais terríveis. Simplesmente é um filme muito fraco sem harmonia contextual em momento algum tem empolgação no filme. Ainda prefiro Quarteto Fantástico (2005) e o Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). Nota: 2,5.
Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra

Untitled
Hoje é o Dia da Consciência Negra, lamento, e não compreendo, a data ser um feriado municipal somente em algumas cidades. Consciência Negra deveria, óbvio ser um feriado nacional! Mais do que lembrar e homenagear Zumbi dos Palmares (o que, por si só, já merecia a data comemorativa), a data deveria ser aproveitada, na minha opinião, para a reflexão da nossa miscigenada população brasileira como um todo.
Além do problema da desigualdade econômica e social há ainda a discriminação racial que ainda atinge a população afro-descendente brasileira, embora criminalizada pelas nossas leis de pós-democratização, ela permanece latente em determinados segmentos da sociedade brasileira.
Hoje, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data de luta, de reivindicações, de comemorar conquistas, de orgulho. Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. "Albert Einstein".
Conhecendo Zumbi dos Palmares
Detail_zumbiZumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado do Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e voltou para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Tornou-se líder da comunidade aos 25 anos, se destacando pela habilidade em planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade ficou totalmente destruída. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi denunciado por um antigo companheiro.
Em 20 de novembro de 1695, o líder negro foi capturado e morto, aos 40 anos de idade.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dica de Filme: Férias Frustradas (2015)

20151019-ferias_frustradasA história desta vez gira em torno de Rusty Griswold (Ed Helms, de Se Beber, Não Case!), filho no filme original e agora adulto, que decide repetir a experiência da juventude como forma de unir sua família, cada vez mais afastada. Desmiolado como o pai, ele não percebe os problemas de relacionamento existentes à sua volta e, sempre empolgado, tenta manter o otimismo a cada nova adversidade - pois é claro que elas acontecem, aos montes. Férias Frustradas é a típica comédia de erros, com uma mão mais pesada em relação às piadas de cunho sexual. É aí que às vezes derrapa. Por mais que o filme original tenha um lado sacana, ele jamais é tão explícito quanto nesta refilmagem/continuação. Reflexo dos dias atuais, onde a comédia com humor sujo faz muito sucesso nos Estados Unidos, o que praticamente obriga sua inclusão em qualquer produção norte-americana que ao menos tente ser antenada com o gosto do público médio.

Comentário:

Prefiro o filme original que foi lançado em 1980. Este filme é totalmente sem graça. Muita situação forçada, insinuações sexuais ridículas, apelos desnecessário... Nota: 1.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

domingo, 8 de novembro de 2015

Dica de Filme: Missão Impossível - Nação Secreta (2015)

4039440.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxxNo quinto filme da franquia, a equipe de Ethan Hunt (Tom Cruise) está de volta: Simon Pegg, Jeremy Renner e Ving Rhames. E a história é a seguinte: o chefe da CIA (Alec Baldwin) convence o comitê do senado a desmantelar a agência IMF, por considerar seus agentes imprudentes. Ao mesmo tempo, a equipe de Hunt descobre que uma agência de espionagem secreta, o Sindicato, está planejando assassinar políticos europeus. Sem o apoio do governo, que considera que Hunt criou o Sindicato para acobertar seus crimes, e com a ajuda de sua equipe e de uma agente infiltrada (Rebecca Ferguson), o agente tentará impedir os planos dessa "nação secreta". Dirigido por Christopher McQuarrie, o longa é repleto de cenas de ação nas quais Cruise realmente arriscou sua vida.

Comentário:

O filme é muito bacana e divertido, tem várias cenas de ação, ainda prefiro Missão Impossível - Protocolo Fantasma lançado em 2011 por ter muito mais ação. Missão Impossível Nação Secreta tem várias cenas legais, já no começo do filme esperava mais ação na tão falada cena do avião no qual Tom Cruise dispensou o uso de dublês e realmente ficou pendurado a mais de 1.6 km de altura. A cena de ação embaixo d'água foi sensacional, a da perseguição de moto também. O filme foi bom suficiente, porém não merece uma nota 10. Vamos aguardar o próximo. Nota: 8.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br

 

domingo, 1 de novembro de 2015

DICA DE FILME: PIXELS

pixels-941372A humanidade sempre buscou vida fora da Terra e, em busca de algum contato, enviou imagens e sons variados sobre a cultura terrestre nos mais diversos satélites já lançados no universo. Um dia, um deles foi encontrado. Disposta a conquistar o planeta, a raça alienígena resolveu criar monstros digitais inspirados em videogames clássicos dos anos 1980. Para combatê-los, a única alternativa é chamar especialistas nos jogos: Sam Brenner (Adam Sandler), Eddie Plant (Peter Dinklage), Ludlow Lamonsoff (Josh Gad) e a tenente-coronel Violet Van Patten (Michelle Monaghan).

Comentário:

Pixels consegue mesclar cenas cômicas e ação de uma forma muito simples, longe de ser um dos melhores filme de Adam Sandler, efeitos especiais é super bacana. É possível dar alguma risada, esperava mais da atuação de Adam Sandler. O filme trás uma lembrança classica dos jogos de fliperama. Diversão garantida para toda família e um certo sentimento de nostalgia. Esperava mais aventura e claro umas boas risadas. Nota: 7.

Albert Ap Guarnieri
aag@folha.com.br