quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fuleco é o nome do mascote da Copa de 2014

Fuleco, este é o nome do tatu-bola, mascote da Copa-2014, que será realizada no Brasil. O resultado da votação popular, realizada pelo site da Fifa (Federação Internacional de Futebol), foi divulgado no domingo (25/11/2012), no Fantástico. A palavra formada pela união de futebol e ecologia foi escolhida por 48% dos votos. Ao todo, foram computados cerca de um milhão e 700 mil votos. Depois de mais de dois meses de votação aberta aos internautas, foi anunciado o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014. O Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, é uma criatura nativa do Brasil e foi escolhida para representar o Mundial.

Comentário:

O mascote ficou ótimo, criativo e tudo a ver com futebol e a fauna do Brasil. Mas será que o povo contratado pra criar um nome para ele não conseguiu quebrar a cabeça e desenvolver um nome melhor? E o povo que votou, então... os outros nomes eram um pouco melhores.

165

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curiosidade: Por que o vaga-lume acende?

Na certa uma questão intrigante que nem damos tanto valor pode ser uma coisa primordial na natureza.

Quem nunca viu, pessoalmente, na TV ou em fotos, uns bichinhos muito curiosos que brilham no escuro? São os vaga-lumes ou pirilampos. Eles produzem luz principalmente por dois motivos:

1) Para se defender e se reproduzir. Imagine um louva-a-deus aproximando-se de um pequeno vaga-lume “apagado”. Este não teria chance de escapar. Mas, quando ele acende sua “lanterna”, acaba assustando esse predador.

2) Os lampejos também são utilizados para atrair o sexo oposto na hora da reprodução.Para gerar luz, várias reações químicas acontecem no corpo do inseto, consumindo uma grande quantidade de energia e também oxigênio, que são usados como combustível. A cor da luz varia de acordo com a espécie do vaga-lume e é determinada por pequenas variações nos compostos que participam das reações químicas.

Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.

Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução podendo até serem extintos.

Fonte: Você Sabia

 

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Operadoras vão bloquear celulares piratas no Brasil

crack-iphone-hacker-pirata-apple-221x300De acordo com o G1, as quatro principais operadoras de telefonia móvel do país estão investindo na implantação de um sistema que pretende restringir o uso de celulares piratas no Brasil. Esse mecanismo deve ser adotado pelas empresas Vivo, Oi, TIM e Claro a partir do primeiro trimestre de 2013 — e devem investir cerca de R$ 10 milhões no projeto.

Embora realize ações de fiscalização, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não possui levantamentos precisos de quantos aparelhos ilegais estão em funcionamento em território tupiniquim ou a quantidade exata de dispositivos apreendidos.

Segundo as operadoras, a medida visa diminuir a quantidade de queixas dos serviços prestados. Os celulares que não foram homologados pela Anatel teriam baixa qualidade e seriam responsáveis por uma grande parcela das quedas de chamadas — fato que resulta no aumento de reclamações nas centrais de atendimento.

Como vai funcionar

O sistema que está sendo desenvolvido conta com um software que reconhece o IMEI do gadget em uso, código utilizado para a identificação de cada aparelho comercializado no país, e compara esse dado com uma lista mantida pela Anatel que contém todos os modelos que receberem a sua certificação.

Se o IMEI identificado no celular não conferir com a relação da agência governamental, o dispositivo será restringido para realizar chamadas. Essa verificação é realizada durante o cadastramento do chip. Para evitar que o usuário use um aparelho original para fazer a sua inscrição na operadora e depois passe o componente para um celular contrabandeado, o sistema também realizará um monitoramento do IMEI dos telefones móveis.

A ressalva

Contudo, quem já possui um chip habilitado a partir de um celular pirata não deve encontrar problemas, pois o sistema não os identificará. A ideia é que esse mecanismo seja ampliado no futuro, permitindo que o IMEI também seja usado para rastrear aparelhos roubados e bloqueá-los para uso dos criminosos.

Fonte: G1

Comentário:

Sou contra a pirataria. Mas tudo aqui neste país custa um absurdo. Se os preço dos produtos fossem justo, ninguém iria comprar nada pirata. Só que aqui, o governo esfola os consumidores com impostos e as empresas metem lucros estratosféricos. Não condeno quem compra produtos piratas neste país!

165

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Microsoft anuncia o fim do MSN Messenger

imagesO MSN Messenger vai acabar no começo de 2013. O anúncio foi feito pela Microsoft nesta terça-feira. A empresa passará a usar o Skype para envio de mensagens instantâneas e conversas por vídeo, entre dois ou em grupo, inclusive em telefones e com os amigos do Facebook.
A vantagem da versão 6.0 do programa é que ele roda em Ipad's e tablets Android, dispositivos com OS X e Windows, permitindo o uso de uma conta Microsoft. Os contatos da conta do MSN serão mantidos para quem tem que migrar para o Skype.

O MSN vem perdendo espaço para novas ferramentas de chat online, como o GTalk (do Gmail) e as coversas pelo chat do Facebook. O Skype inclusive já utiliza o Messenger para 80% de suas mensagens instantâneas. Agora a meta é integrar completamente o serviço antes de encerrar suas atividades. Aplicativos Skype também acabaram de ser lançados para os sistemas Windows 8 e Windows Phone 8.

Fonte: Em

Comentário:

Quem lembra do ICQ,  o primeiro programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet,  era usado muito antes do Windows Live Messenger, e realmente foi um dos melhores programas porém Live Messenger conseguiu quase que retirar este programa do mercado. É assim  o mundo da tecnologia tudo se transformando rápido.

165