sábado, 27 de outubro de 2012

Mitos das baterias para notebooks

Muitas pessoas me perguntam sobre como utilizar melhor a bateria do seu notebook. Muita gente acredita que deve utilizar o notebook desconectado da tomada até a bateria se esgotar. Isso é um grande erro.
As baterias têm um número de cíclos de descarga completa (100%) que varia entre 300 e 500, ou seja: Cada vez que descarregamos a bateria em 100% ou a cada 4 descargas de 25%, 2 de 50%, etc, acabamos queimando um ciclo de vida. Na verdade quanto mais vezes houver descarga, menos tempo de vida a bateria terá. O correto é utilizar o notebook conectado à tomada o maior tempo possível e só utilizar a bateria quando realmente for necessário. Qualquer bateria perde mais ou menos 20% da sua capacidade a cada um ano, mesmo estando desconectadas e sem uso. Por isso, quando você for comprar uma bateria nova é bom olhar a data de fabricação da mesma. Se ela já tiver um ano de idade, mesmo nunca utilizada, já vai estar com 20% menos capacidade do que teria assim que foi produzida.

Na verdade, só é recomendado retirar a bateria do seu equipamento quando o mesmo precisar ficar desligado por um período muito longo. Neste caso, descarregue sua bateria até mais ou menos 50%, retire do equipamento e guarde para que este restante de carga seja perdida naturalmente. Esta descarga acontece porque as baterias modernas contém um chip que controla seus ciclos de carga e descarga e este chip interno consome uma pequena quantidade de carga mensalmente.

Existem alguns truques para aumentar a autonomia de sua bateria quando não houver jeito de ligar seu equipamento em uma tomada:

  • Diminua o brilho da tela sempre que possível.
  • Se não estiver utilizando, desative sua conexão de Rede Sem Fio
  • Se houver bluetooth no seu equipamento e você não precisa usar no momento, desligue sem dó.
  • Os dispositivos USB são grandes consumidores de energia, então, se não precisa usar, desconecte.Estas são algumas formas de você ganhar alguns minutos a mais na hora do "sufoco" com seu notebook.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

História de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe  Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.

O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.

A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora.

O projeto grandioso teve início em 1955, com a concretagem da nave norte. Construído em forma de cruz, possui capacidade para abrigar 45.000 pessoas e possui uma infraestrutura especial para o atendimento de romeiros que procuram o lugar durante todo o ano para prestar culto à Padroeira.

No dia 04 de julho de 1980, o Papa João Paulo II, em missa celebrada no Santuário, consagrou a Basílica, que recebeu o título de Basílica Menor.

Durante todo o ano acorrem ao Santuário romarias organizadas por grupos religiosos. Algumas, porém, são bastante inusitadas e merecem destaque. No terceiro domingo de maio, ocorre a Moto-romaria, onde motociclistas do Brasil, e de outros países da América Latina, se reúnem no local. No 3º sábado de junho, celebra-se o Dia Nacional do Migrante. E, em 7 de setembro, desde 1995, realiza-se o Grito dos Excluídos, que coincide com a Romaria dos Trabalhadores.

nossa-senhora

Fonte: Repórter de Cristo

Curiosidades sobre o Dia das Crianças

O dia das crianças é comemorado em diversos países, em datas diferentes. O dia Universal da Criança é dia 20 de novembro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959).

2bd3d04cea

Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o “Dia das Crianças”. Esta data foi decretada pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, em 1920. A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.

Porém, passou a ser festejado somente a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas, a estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para comemorar como para estimular a venda de produtos infantis.

No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. O faturamento foi excepcional.

charge-dia-da-crianca

Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, sem o mesmo êxito. As empresas fabricantes de brinquedos então, de comum acordo, adotaram o dia 12 de outubro como o dia da criança. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.

No dia 12 de outubro, além de dia das crianças, são comemoradas outras duas datas:

  • O descobrimento da América – em 12 de outubro de 1492.
  • Aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil – em 12 de outubro de 1717.

Desde 1980, dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.

Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:

  • China – 5 de maio
  • Japão – 5 de maio para os meninos e 3 de março para as meninas
  • Turquia – 23 de abril
  • Portugal e Moçambique – 1º de junho
  • Nova Zelândia – último domingo do mês de outubro
  • Índia – 15 de novembro

Fonte: Você Sabia?