sábado, 18 de agosto de 2012

Por que em alguns relógios o número 4 romano aparece como IIII e não como IV?

As duas formas são aceitas, mas a versão romana que surgiu primeiro é a com o numeral IIII. O princípio de subtração, que está por trás da forma IV (IV=V - I), é um conceito que surgiu posteriormente. Mas então por que alguns relógios ainda usam a forma mais antiga? As explicações variam. Uma das hipóteses é que usar o IIII deixa o relógio mais equilibrado esteticamente. É só reparar no mostrador: as primeiras quatro horas são representadas pelo numeral I (I, II, III, IIII), as quatro seguintes utilizam o V (V, VI, VII, VIII) e as restantes o X (IX, X, XI, XII). Mais simétrico que isso, impossível! Outra hipótese para o uso do IIII ter continuado é de origem religiosa. É que o nome do deus romano Júpiter é grafado em latim como IVUPITER. Ou seja, para não utilizar as iniciais do deus "em vão" alguns romanos teriam optado por manter a velha forma IIII. Aqui no Brasil, um bom exemplo de relógio que usa o numeral IIII é o da Estação da Luz, na cidade de São Paulo.

Fonte: Mundo Estranho

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Urucubaca!!! Agosto chegou!!!

agostoPé de coelho, ferradura, trevo de 4 folhas, mês do desgosto e o tradicional mês do cachorro louco. Este mês é um prato cheio para pessoas supersticiosas, elas fazem de tudo para se proteger das energias negativas que muitos acreditam que chegam junto com o mês de agosto.

A fama de que agosto é o mês do desgosto surgiu lá em Portugal quando as moças portuguesas não se casavam em agosto pois os navios zarpavam a procuram de novas terras, assim elas ficavam sozinhas ou até mesma viúvas.

Devido a função climáticas muitas cachorras neste período entram no cio, deixando os cachorros loucos, brigando para conquistar as cachorras. Ai surgiu a expressão “agosto mês do cachorro louco”.

Fora as superstições alguns fatos marcaram o mês de agosto como 1 de agosto de 1914 deu inicio a primeira guerra mundial, as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki foram bombardeada por uma bomba atômica no dia 06 e 07 de agosto de 1945. Ocorreu também no dia 06 de agosto a primeira condenação por pena de morte por eletricidade nos Estados Unidos.

Todos estes fatos e muitos mais, tornam o mês de agosto para muitos o mês da urucubaca, coisas ruins e coisas boas podem acontecer em qualquer época do ano.

165

sábado, 4 de agosto de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Na noite desta quarta-feira, 1º de agosto, Carlos Nascimento comandou o primeiro confronto desta fase de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. De um lado, Chico Xavier, representado no palco por Saulo Gomes, do outro Irmã Dulce, defendida por Padre Antônio Maria. Após uma semana de votação aberta pela internet e via SMS, Chico Xavier venceu com 50,5% dos votos o confronto e se tornou o primeiro semifinalista para o posto de Maior Brasileiro de Todos os Tempos.

Chico Xavier
Um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de milhões: Chico Xavier. Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, os elogios e as críticas. Durante toda a sua vida ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas. Muitos são os relatos de vidas transformadas através das suas palavras.

Irmã Dulce
Freira, venerável, beata, bem-aventurada. Anjo bom da Bahia. A doce Irmã Dulce. Para atender os doentes, ela não tinha medo de pedir ajuda a empresários e políticos poderosos, que se curvavam à obstinação da pequena freira. As Obras Sociais Irmã Dulce formam um dos maiores complexos de saúde do país, de portas sempre abertas para os mais necessitados. Ela já recebeu o título de Serva de Deus, o primeiro passo para a santificação.

Comentário:

É complicado comentar quem merecia ganhar, as duas pessoas praticaram o bem. Agora o padre Antônio Maria que defendia irmã Dulce é um padre que gosta de aparecer na Televisão, adora parecer na mídia. Ele só faz casamento, batizado  de artistas famosos, ou algo que lhe renda matérias em revistas e televisão.

165